Informatica
Informática é a ciência do tratamento lógico e automático da informação entendida, que desenvolve e utiliza máquinas para tratamento, transmissão, armazenamento, recuperação e utilização de informações. Sua parte mais visível são os computadores, mas a informática está presente também no estudo e desenvolvimento de softwares, equipamentos periféricos de entrada e saída de informação, robôs, linguagens e técnicas de programação, microeletrônica e todas as aplicações que de alguma forma fazem o tratamento automático da informação, de componentes para cafeteiras elétricas a equipamentos de bordo de aviões.
O desenvolvimento da informática tem permitido o surgimento de computadores cada vez menores, mais baratos e com maior capacidade. Atualmente, um computador laptop é muito mais potente do que um computador de grande porte da década de 70.
Primeiros computadores
Em 1890, o norte americano Hermann Hollerith (1860-1929) desenvolve o primeiro computador mecânico. A partir de 1930, começam as pesquisas para substituir as partes mecânicas por elétricas. O Mark I, concluído em 1944 por uma equipe liderada por Howard Aiken, é o primeiro computador eletromecânico capaz de efetuar cálculos mais complexos sem a interferência humana. Ele mede 15 m x 2,5 m e demora 11 segundos para executar um cálculo. Em 1946, surge o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), primeiro computador eletrônico e digital automático: pesa 30 toneladas, emprega cerca de 18 mil válvulas e realiza 4.500 cálculos por segundo. O Eniac contém a arquitetura básica de um computador, empregada até hoje: memória principal (área de trabalho), memória auxiliar (onde são armazenados os dados), unidade central de processamento (o "cérebro" da máquina, que executa todas as informações) e dispositivos de entrada e saída de dados que atualmente permitem a ligação de periféricos como monitor, teclado, mouse, scanner, tela, impressora, entre outros . A invenção do transistor, em 1947,