informatica
Um Sistema Operacional é um conjunto de programas responsável por todo o gerenciamento dos recursos da máquina (acesso e controle de seus periféricos) e das operações dentro do computador.
É a partir do S.O. que as coisas acontecem no micro: tudo está baseado nele. Isto significa que, sem o S.O. o micro serve somente como decoração de mesa.
Imagine, por exemplo, quantas instruções de máquinas são necessárias para fazer com que o Drive leia um disquete, ou então para que a impressora imprima um relatório da contabilidade. Através do S.O., você só diz: Leia Disquete ou Imprima Relatório (instruções que deverão ser dadas através de uma linguagem de programação). Não é mais fácil?
Tipos de Sistema Operacional
Os sistemas operacionais são classificados em:
Quanto à quantidade de tarefas realizadas juntas:
Lote Seqüencial àOs serviços são executados sequencialmente, um de cada vez, na ordem pré-determinada pelo programador. Um outro trabalho só começa quando o anterior termina.
Exemplo: MS-DOS;
Multitarefa à Pode controlar mais de um programa ao mesmo tempo. Por exemplo, você pode formatar um disco, imprimir um relatório e continuar editando um texto, tudo ao mesmo tempo.
Exemplos: Windows NT, OS/2
b) Quanto ao número de usuários atendidos ao mesmo tempo:
Mono-usuário à quando o S.O. assiste somente a um usuário que está usando o seu micro, independentemente de qualquer outro.
Exemplo: MS-DOS;
Multiusuário à quando vários usuários acessam um mesmo computador central, através de um S.O. instalado naquele computador.
Exemplo: UNIX;
Resumindo, um Sistema Operacional é responsável por:
• Controle de discos, impressora, comunicações
• Interface com o usuário (teclado, mouse e vídeo)
• Configuração do equipamento
• Operação em lote (BATCH)
• Organização das informações armazenadas em disco
• Carregamento e execução de programas
O sistema operacional fica armazenado em memórias auxiliares (disco rígido), e no