informatica
I.
Introdução à Informática;
II. Tipos de programas de Computador;
III. Licenças de Software.
I.
II.
Malwares;
Redes:
Protocolos.
I.
Continuação de Redes:
Internet, Intranet e Extranet;
Domínio;
DNS;
Pharming e Phishing.
4º Bloco
I.
II.
III.
IV.
V.
Correio Eletrônico;
Busca Avançada;
Cookies;
Cache;
Cloud (Nuvem).
5º Bloco
I.
Exercícios Relativos ao Encontro.
2º Bloco
3º Bloco
Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.
I.
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Várias são as formas de se definir um computador. Sem muita complicação, podemos dizer que um computador é um equipamento eletrônico com a capacidade de receber, processar, transformar, armazenar e devolver informações ao usuário. Um computador em funcionamento é uma máquina composta de partes de hardware e de softwares diversos. Hardware é toda a parte física do computador, como monitores, teclados, impressoras, placas, processadores, discos rígidos etc. As peças de Hardware também podem ser citadas pela banca como Dispositivos, ou ainda
DRIVES, cuidado com este último termo para não confundir com DRIVERS, que são informações sobre os dispositivos de hardware passados para o Sistema Operacional saber como a peça funciona.
Software ou logiciário é uma sequencia de instruções a serem seguidas e ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado, informação ou acontecimento. Em outras palavras, nós podemos pegar, cheirar e medir o hardware. O software, não.
Tecnicamente, software também é o nome dado ao conjunto de produtos desenvolvidos durante o processo desenvolvimento deste, o que inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também, manuais, especificações, planos