Informatica
Introdução: Um dos principais problemas que encontramos hoje no mercado é a classificação do micro de acordo com o processador que ele usa. Em nosso dia-a-dia ouvimos as pessoas especificando a máquina de acordo com o processador: “tenho um Dual Core” ou “vou comprar um Core i7” enquanto que Dual Core e Core i7 são apenas os processadores da máquina e não a máquina inteira. Saber o restante dos componentes do micro, como placa-mãe, memória, disco rígido e placa de vídeo, é tão importante quanto saber o tipo de processador que a máquina usa, já que o desempenho e a qualidade geral da máquina serão dados não somente pelo processador, mas sim pelo conjunto de componentes da máquina.
Outro conceito equivocado é o de que clock é sinônimo de velocidade, enquanto isso não é verdade. Um micro usando um processador de 1 GHz não necessariamente é mais rápido do que um micro usando um processador 800 MHz, porque a comparação de velocidade depende não só do processador que a máquina tem, mas também de grande parte dos outros componentes utilizados.
Curiosidade: Origem da palavra informática
Em 1957, o cientista da computação alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung ("Informática: processamento de informação").
A palavra portuguesa é derivada do francês informatique, vocábulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir do radical do verbo francês informer, por analogia com mathématique, électronique, etc.
Em português, a palavra informática é formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do computador.
Há uma linha de pensamento que conduz o termo "informática" à junção dos conceitos "informação" e "matemática". A computação seria o meio tecnológico que possibilitou unir insumos informacionais com as ciências matemáticas.
Para entendermos