Planejamento
Essa pesquisa tem a finalidade de identificar como o comércio de bens de consumo de Santa
Maria utiliza o planejamento estratégico a fim de tornar as empresas mais competitivas. Para isto, foi determinado que o objetivo geral desta pesquisa é saber como as empresas realizam planejamento, identificam as forças competitivas e como reagem a elas. Para o desenvolvimento deste artigo foi utilizada uma pesquisa descritiva, sendo a amostra constituída por 12 empresas, onde foram utilizados para este fim: i) dados primários extraídos através de entrevistas padronizadas junto às empresas que compõem a amostra, e, ii) dados secundários extraídos da internet, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental.
PALAVRAS-CHAVE
Planejamento Estratégico; Planejamento; Plano de Negócio.O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA COMPETITIVA
1. INTRODUÇÃO
Embora amplamente divulgada a importância do planejamento nas organizações com ou sem fins lucrativos, o que se evidencia em vários estudos, pesquisas e relatos de empresários é que, na maioria das pequenas e médias empresas brasileiras a teoria do planejamento não está intimamente ligada à prática organizacional. No Brasil, várias entidades públicas e privadas como, por exemplo, o SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, divulgam enormes taxas de falências e, em muitas dessas empresas que encerraram suas atividades, os diagnósticos revelam a falta de planejamento como um fator preponderante para o fracasso.
Talvez a falta da prática de planejamento nas pequenas e médias organizações brasileiras seja um problema cultural, onde ainda impera entre os empresários, em face da necessidade latente dessa prática, o velho “jeitinho brasileiro” de fazer as coisas. Entretanto, na atual situação do mercado mundial, as empresas que não tiverem um planejamento focado no mercado, com uma preocupação constante na qualidade e produtividade de seus processos e produtos, provavelmente, sofrerão com