informatica
1. HARDWARE
2. Fundamentos: é a parte mecânica e física do computador com seus componentes eletrônicos e peças.
3. Tipos: internos: processador (faz as escolhas lógicas e processa os dados enviados), HD (armazena dados permanentemente), placa mãe (suporte para peças, onde fica tudo conectado, interligado), placa de vídeo (gera imagens através de códigos binários enviados pelo processador e enviá-las para o monitor).
4. Externos: monitor (gera a imagem transmitida pela placa de vídeo), pendrive (armazenamento de dados portátil e pode plugar através de porta USB), teclado (digitar informações), impressora, scanner, webcam, microfone, mouse.
5. Características:
6. Componentes: CPU, processador , memória, disco rígido, placa de vídeo, placa de rede
7. Siglas:
8. Barramentos: conectam o processador, a memória e os outros componentes conectados a ele pelo que chamamos de barramentos de entrada e saída.
9. Barramento de dados – como o próprio nome já deixa a entender, é por este tipo de barramento que ocorre as trocas de dados no computador, tanto enviados quanto recebidos.
10. Barramento de endereços – indica o local onde os processos devem ser extraídos e para onde devem ser enviados após o processamento.
11. Barramento de controle – atua como um regulador das outras funções, podendo limitá-las ou expandi-las em razão de sua demanda.
12. Barramentos de entrada e saída
13. Além da comunicação entre o computador e a memória, você pode adicionar diversos outros dispositivos à sua placa-mãe, com um barramento especial para cada um deles. Alguns dos formatos mais conhecidos neste quesito são o PCI, o AGP e até mesmo o USB, amplamente utilizado em pendrives, impressores, teclados, mouses e outros periféricos.
14. Barramento de memória e sua importância
15. Um dos aspectos fundamentais quanto ao barramento, em especial quando tratamos de memória, é a quantidade de bits que ele é capaz de levar por vez. Um ótimo exemplo para elucidar isso é em