ORIGEM DA MOEDA, DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS E DA COBRANÇA DE JUROS NOS EMPRÉSTIMOS
ORIGEM DA MOEDA, DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS E DA COBRANÇA DE JUROS NOS EMPRÉSTIMOS
São Paulo
2012
ATIVIDADE 1:
ORIGEM DA MOEDA, DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS E DA COBRANÇA DE JUROS NOS EMPRÉSTIMOS
Atividade Estruturada apresentada ao Centro Universitário Estácio Radial como requisito parcial para a obtenção do grau na disciplina Matemática Financeira GST0054 do Curso de Gestão Financeira.
São Paulo
2012
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de conceituar a matemática financeira, localizando sua importância desde os primórdios, onde o comércio era realizado através das trocas que acabaram por resultar no aparecimento da moeda, até os dias atuais. Avalia a maneira como este dinheiro está sendo ou será empregado de maneira a maximizar o resultado, que se espera positivo. Com as ferramentas adequadas permite também comparar entre duas ou mais alternativas, aquela que mais benefícios nos trará, ou menos prejuízo acarretará.
Na atual economia globalizada, não se concebe qualquer projeto, seja de que área for, em que o aspecto financeiro não seja um dos alicerces mais relevantes para sua execução. No dia a dia das famílias ocorre o mesmo fenômeno. Discute-se cada vez mais a inflação ou deflação, a taxa de juros básicos da economia a famosa taxa SELIC que é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária. A taxa overnight do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), expressa na forma anual, é a taxa média ponderada pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC, na forma de operações compromissadas. A meta para a taxa SELIC é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada após longas reuniões.
Então, a matemática financeira se ocupa em estudar e