Informatica
A seqüência de estágios proposta por Wallon é a seguinte: • Impulsivo-emocional (0 a 1 ano) • Sensório-motor e Projetivo (1 a 3 anos) • Personalismo (3 a 6 anos) • Categorial (6 a 11 anos) • Puberdade e adolescência (11 anos em diante)
É importante observar que os limites etários foram propostos por Wallon para as crianças de sua época e cultura e precisam ser revistos para a nossa cultura, porém, os estágios nos dão indicativos das necessidades e interesses predominantes em cada período do desenvolvimento.
Como ocorre a passagem de um estágio para outro O bebê quando nasce encontra-se em um estado de sincretismo com a mãe, indiferenciado do meio e seus movimentos são descargas motoras não intencionais (estágio impulsivo-emocional), cuja predominância é motora e afetiva. À medida que os movimentos da criança tornam-se intencionais, aumenta o seu interesse pelo mundo exterior, passando a investigá-lo e a explorá-lo (estágio sensório-motor e projetivo), estágio de aquisição da marcha e da linguagem, cuja predominância passa a ser cognitiva. No estágio do personalismo, com a aquisição da consciência corporal e com o desenvolvimento da capacidade simbólica, adquirida nos estágios anteriores, a criança entra no estágio de formação da pessoa e de construção da personalidade e novamente há a predominância afetiva. Apesar de um ou outro aspecto (afetivo, cognitivo e motor) ficar em evidência em cada estágio do desenvolvimento,