Questão social no brasil
Nas últimas décadas ampliou-se o debate sobre as políticas sociais, no contexto das lutas pela democratização do Estado e da sociedade no Brasil. analisar a gestão das políticas sociais implica referir-se a ações públicas como resposta a necessidades sociais que têm origem na sociedade e são incorporadas e processadas pelo Estado em suas diferentes esferas de poder (federal estadual e municipal).
As políticas sociais brasileiras concebem a participação entre a sociedade civil organizada e o Estado. Muitos debates na atualidade têm surgido nesta temática cujas ênfases passeiam entre questões de certificação de filantropia, regulamentação de concessão de repasses fundo a fundo, ou até mesmo destinação de verbas às instituições não governamentais que prestam serviços de interesse social.
DESENVOLVIMENTO:
A existência de políticas sociais pode ser considerada como um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou ao modo capitalista de produzir e reproduzir-se. De acordo com alguns estudiosos no assunto, seu inicio foi marcado, como do final do século XIX com a criação e multiplicação das primeiras legislações e medidas de proteção social, generalizando-se após a segunda guerra mundial.
A importância que vem sendo atribuída ao debate sobre a construção das políticas sociais no Brasil pode ser apreendida por meio de diferentes ângulos de análise, mas certamente relacionam-se às profundas transformações que se processam velozmente na sociedade capitalista contemporânea. As desigualdades sociais e regionais; a pobreza extrema; a grande concentração de fluxos de renda e estoques de riqueza; a insegurança no trabalho e nas ruas; as discriminações de raça, gênero e idade; a baixa qualidade dos serviços públicos, entre outros problemas relevantes da realidade social brasileira, são fenômenos inaceitáveis.
Diante dessas e de outras não citadas interações, podemos claramente constatar, que a política social