Questão social no brasil
1 - INTRODUÇÃO 4
2 – A QUESTÃO SOCIAL 5
2.1 – A questão social no mundo 5
2.2 – A questão social no Brasil 5
3 – A QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL – UM OLHAR PRÁTICO 7
3.1 – A questão social no Brasil – parte um 7
3.2 – A questão social no Brasil - parte dois 8
3.3 – Análises e comentários 9
4 – QUESTÃO SOCIAL NO MUNICÍPIO DE LAVRAS 10
4.1 – Notícia 10
4 - CONCLUSÃO 12
5 - BIBLIOGRAFIA 13
1 - INTRODUÇÃO
A questão social no Brasil e no mundo sempre preocupou. Vivemos em uma era em que a desigualdade social sempre é debatida. Mas como os governos brasileiros lidaram com a questão social no passado e lidam hoje?
Para termos as respostas, a proposta deste trabalho é fazer uma análise teórica e prática da questão social no Brasil, bem como suas conseqüências. Para tanto, buscou-se uma pesquisa com autores e também entrevistas com pessoas comuns, que convivem e conviveram socialmente no Brasil. 2 – A QUESTÃO SOCIAL
2.1 – A questão social no mundo
A questão social surgiu na Europa no século XIX, designado o fenômeno de pobreza crescente, entre os membros da classe operária.
O processo de urbanização, somado ao de industrialização, deu origem ao empobrecimento do proletariado, mas ao mesmo tempo, consciencializou essa classe a sua condição de exploração e levou à contestação da mesma. Por isso, a questão social atingiu contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que para enfrentá-la recorreu a implementação de políticas sociais.
A questão social pode ser definida como:
• O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum – a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantêm privada, monopolizada, por uma parte da sociedade.
2.2 – A questão social no Brasil
A questão social no Brasil sempre foi conturbada. As dificuldades