Informatica
“As velozes transformações tecnológicas da atualidade impõem novos ritmos e dimensões à tarefa de ensinar e aprender. É preciso que se esteja em permanente estado de aprendizagem e de adaptação ao novo” [KENSKI, p.1].
“O professor vê-se diante de um sentimento de perplexidade perante o novo, representado pelos recentes avanços tecnológicos, mesmo porque a escola, até então, jamais havia deixado de ter o mesmo aspecto que lhe era próprio desde o século XIX: carteiras enfileiradas, um quadro, a mesa do professor, seu papel hierárquico na sala de aula entre outras características.” [ARRUDA, 2004, p. 16].
Como pensa SILVA (2009) o professor tem medo, medo de arriscar anos de experiências por uma coisa nova, e deixam de lado essa tecnologia, o computador, por receio de estragar, quebrar ou por simplesmente não conhecerem mais que os alunos. “O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas.” (GADOTTI, 2002, p. 9)
“É indubitável a necessidade de acurada análise crítica no processo da