informatica juridica
Qual o impacto das novas tecnologias no quotidiano das pessoas? Esta é uma questão de extremo relevo que se nos coloca neste inicio de século, e sobre a qual nós nos propomos debruçar ao longo deste ensaio, tentando demonstrar que nestes últimos 30 anos assistimos à introdução no nosso dia-a-dia de novas tecnologias, que tiveram um impacto tão forte e tão importante como já tiveram antes a electricidade, o telegrafo, o automóvel, o telefone…
Assistimos desde há algum tempo a um processo dinâmico, com características modificadoras a todas as dimensões da nossa existência! O novo facto que parece estar na origem de todas estas modificações é a digitalização crescente da informação e a rápida evolução da tecnologia! Pode-se falar mesmo numa Revolução, pois o fenómeno provocou reestruturações em todos os níveis do quotidiano dos cidadãos. Não deve, por isso, ocultar-se a ideia de impacto associada às novas tecnologias da informação.
O mundo avançou rapidamente nos últimos anos para a era da informação, a era dos bits, para uma nova era digital, esta sociedade da informação foi alvo de um desenvolvimento intenso nunca antes experimentado. As tecnologias da informação e da comunicação invadiram praticamente todas as áreas de actividade, muitas vezes sem que os cidadãos se apercebam da extensão da penetração que se verifica em muitos aspectos comuns da vida em sociedade.
Surge assim um novo ideal de Homem, aquele que está permanentemente informado, contactável e que domina a utilização de uma multiplicidade de tecnologias: da Internet ao telemóvel.
A