laudo
LAUDO TÉCNICO – VISTÓRIA DE PRÉDIO RESIDENCIAL
Salvador
Dezembro, 2013
1. IDENTIFICAÇÃO
Prédio com idade de construção inferior a cinco anos apresentando diversas patologias nas seguintes estruturas: Laje do subsolo, fachada frontal, pintura do subsolo, cobertura e fachada lateral.
2. FICHA TECNICA DO PRÉDIO - 01 subsolo destinado a vagas de estacionamento de automóveis (garagem G1) e que contém: casa de bombas, vestiário e sanitário de funcionários, depósito, quadro de medidores de energia e central de gás.
- 01 pavimento térreo, contemplando vagas para estacionamento (garagem G2), playground, hall de elevadores, sanitário e portaria. Descoberto, sofrendo intemperes.
- 10 pavimentos tipo com 04 unidades habitacionais, perfazendo um total de 40 apartamentos.
- 01 pavimento de cobertura, contendo a casa de máquinas de elevadores.
- vigas, pilares e lajes de concreto armado, com fechamento perimetral e interno em alvenaria de blocos cerâmicos.
- O revestimento interno é constituído em argamassa cimentícia com pintura acrílica fosca. A fachada frontal é revestida em cerâmica. As fachadas laterais e de fundo são revestidas em argamassa e pintadas com tinta acrílica fosca. - A laje superior é recoberta por telhas de fibrocimento, cujo acesso é realizado por meio de escada metálica.
Nota:
1 - A garagem G2 não é coberta, sendo sujeita a ação das intempéries.
2 - A edificação fica aproximadamente 700 metros da orla marítima da cidade.
3. ESTRUTURAS VISTORIADAS
3.1 LAJE DO SUBSOLO
3.1.1 Situação
Laje apresentando fissuras com armadura exposta e sinais de corrosão, desgaste do concreto e proliferação de fungos.
3.1.2 Causa
A água que se infiltra na laje do subsolo através da garagem (G2) que é descoberta, provoca o aparecimento de fissuras por expansão ocasionando a oxidação das barras de aço, intensificada com a proximidade de 700m da orla marítima, e o