Informatica em saude
Laboratórios de química não precisam ser lugares perigosos de trabalho desde que certas precauções sejam tomadas e que cada aluno conduza suas atividades com bom senso e atenção. Acidentes no laboratório ocorrem em virtude da pressa excessiva na obtenção de resultados. Cada um que trabalha deve ter responsabilidade no seu trabalho e evitar atitudes impensadas ou pressa que possam acarretar em acidentes e possíveis danos para si e para os demais.
Deve-se prestar atenção a sua volta e se prevenir contra perigos que possam surgir do trabalho de outros. O estudante de laboratório deve, portanto, adotar sempre uma atitude atenciosa, cuidadosa e metódica em tudo o que faz. Deve, particularmente, concentrar-se no seu trabalho e não permitir qualquer distração.
Objetivo
Familiarizar o aluno com as vidrarias e os equipamentos de uso rotineiro em laboratório, desenvolvendo habilidades para o manuseio e a conservação de equipamentos de uso comum. Ensinar as técnicas necessárias para se trabalhar com compostos químicos com segurança.
Normas gerais de laboratório
A fim de garantir o bom andamento das rotinas de laboratório os estudantes devem considerar os seguintes tópicos:
a. Não se deve comer, beber, ou fumar dentro do laboratório.
b. Cada estudante deve usar, obrigatoriamente, avental, calças compridas e sapato fechado antiderrapante. Não será permitida a permanência no laboratório ou a execução de experimentos sem a paramentação adequada.
c. Sempre que possível, usar óculos de segurança, pois constituem proteção indispensável para os olhos contra respingos e explosões.
d. A manipulação de compostos tóxicos ou irritantes, ou quando houver desprendimento de vapores ou gases, deve ser feita na capela.
e. Leia com atenção cada experimento antes de iniciá-lo. Monte a aparelhagem, faça uma última revisão no sistema e só então comece o experimento.
f. Antecipe cada ação no laboratório, prevendo possíveis riscos para você e seus vizinhos.