Romeu e julieta
Colégio estadual Duque de Caxias
Alunos: Vítor Ferreira e Elias Vieira
Turma 13.01 Série: 1°
Tipos de ligações químicas
As ligações químicas acontecem para que um átomo consiga atingir a regra do octeto, ou seja, que consigam 8 eletrons na sua ultima camada eletrônica, é importante lembrar que as ligações ocorrem somente na camada mais externa, existem 3 tipos de ligação:
Ligação Covalente: Quando há compartilhamento de 1 par de elétron, um átomo doa um par de elétron e este passa a pertencer aos dois. A partir de então, os dois átomos passam a ter 8 elétrons na ultima camada. Formam substâncias moleculares.
Ligação covalente molecular de dois átomos de Cloro (Cl).
Ligação Iônica: Ocorre com a perda de 1 par de elétron de um metal, que transforma em um cátion e o respectivo ganho deste par de elétron por um não-metal que se transforma em um ânion. Resumindo, um átomo doa um par de elétrons e o outro recebe. Formam substancias iônicas.
Na+ + Cl- → NaCl (exemplo)
Ligação Metálica: Ocorre somente entre metais. Ambos cedem 1 par de elétron da ultima camada, conseguindo atingir a regra do octeto, a estrutura formada é uma estrutura metálica, onde os pares de elétron formam uma "nuvem eletrônica". Formam metais.
Formulas moleculares, estruturais e Lewis
Formula Molecular: Formula molecular é aquela que mostra a quantidade de átomos existentes na molécula. Por exemplo, a fórmula molecular da água é H2O, o que significa que ela possui 2 átomos de hidrogênio e um de oxigênio. O mesmo se aplica para outras moléculas, como:
Dióxido de carbono (Gás carbônico): CO2 - 1 átomo de carbono e 2 átomos de oxigênio.
Ácido Sulfúrico: H2SO4 - 2 átomos de hidrogênio, 1 átomo de enxofre e 4 átomos de oxigênio
Formula Estrutural: Esse é o tipo de apresentação detalhada de como os átomos de uma