informatica DNS
O Sistema de Nome de Domínio (DNS) é uma parte integral de comunicações cliente/servidor na rede Internet Protocol (IP). O DNS é um banco de dados distribuído que é usado nas redes IP para traduzir, ou resolver, nomes de computadores dentro de endereços IP. O Microsoft Windows 2000 usa o DNS como seu primeiro método para a resolução de nomes.
Os clientes baseados no Windows 2000 usam o serviço DNS Server para a resolução de nomes e alocar serviços, incluindo controladores de domínio que fornecem autenticação de usuário.
Conceitos de Sistema de Nome de Domínio (DNS)
Antes de você começar o processo de instalar e configurar o serviço DNS Server no Windows 2000, é importante revisar alguns conceitos básicos de DNS.
Reveja os seguintes pontos chaves:
O DNS é um sistema de banco de dados distribuído que pode servir como a fundação para a resolução de nomes em uma rede IP.
A estrutura hierárquica de um espaço de nome de domínio raiz está no topo da estrutura de domínio e é representado por um ponto. Abaixo do domínio raiz, os domínios de nível mais altos podem ser representados por um tipo organizacional, assim como com ou edu, ou uma localização geográfica, assim como au para Austrália. Os domínios de segundo nível são registrados para individuais ou organizacionais e podem Ter muitos subdomínios.
O Nome de Domínio Totalmente Qualificado (FQDN – Fully Qualified Domain Name) descreve a relação exata de um host para o seu domínio. O DNS usa o FQDN para resolver um nome de host para um endereço IP.
Os dados de endereço de Nome para IP para os computadores que estão localizados em uma zona é armazenada em um arquivo de zona em um servidor DNS.
A consulta de procura direta é uma solicitação para resolver um nome para um endereço IP.
Quando um cliente envia um consulta de procura diretas solicita um endereço IP a partir de um domínio para o qual o servidor DNS