Drama e Sociedade: Influencia da Literatura
Heverton C. Blante Rosangela Peroni Brigoni Marcelo Peroni Fernanda Maria Campelo Maffei Odette Gomes Chiabrando
Curso de Licenciatura em Letras Português – Inglês
Polo: Jundiaí – SP
Orientadora: Ariane Pereira Matias
RESUMO
O drama é oriundo das necessidades mais elementares do homem desde os primórdios da humanidade. Ele representa os humanos e seus anseios, medos, crises, tensões e conflitos. O drama projeta e interpreta a história de cada indivíduo, de maneira comum à todos. Abordaremos a arte do drama e seu poder purgativo assim como sua evolução na sociedade através dos tempos. Partindo de uma pesquisa quantitativa necessária para a compreensão da purgação em nossa sociedade contemporânea, urge a aceitação da transposição do drama, permitindo que alguns de seus desdobramentos, como o cinema e a telenovela, também assumam o papel catártico.
Palavras-chave: drama, tragédia, catarse
INTRODUÇÃO
O drama tem sua origem no âmago da cultura grega. Segundo Aristóteles, em sua Arte Poética, era a Tragédia, instrumento propulsor da catarse, um sentimento modificador da visão de mundo da massa. Drama é tudo aquilo que se refere à obra dramática. Em termos mais generalistas, podemos entender como drama tudo aquilo que remete de alguma maneira a vida real e que instiga a comoção. Na Contemporaneidade, o drama ainda exerce o mesmo papel de séculos atrás. Porém com a evolução do drama ao longo da História, este parece tomar diferentes formas e hoje chega até nós, através de seus desdobramentos.
Buscamos compreender como se deu esta evolução e como ela tem nos influenciado.
1. O DRAMA E SUAS ORIGENS
No século VI a.C., as representações teatrais iniciam-se, tais como as entendemos e conhecemos nos dias de hoje. Naquela época, 40.000 pessoas se reuniam na Grécia Antiga, mais precisamente em Atenas, para juntas cultuar Dionísio, rir, se