Serra s mamede
Objetivos
Comemorar os 25 anos de existência do Parque Natural da Serra de São Mamede;
Conhecer algumas das espécies vegetais existentes no parque;
Conhecer alguns dos problemas do parque;
Introdução
O Parque Natural da Serra de São Mamede é uma área protegida situada na serra de São Mamede, na região fronteiriça do nordeste Alentejano e está distribuída por quatro concelhos do distrito de Portalegre: Portalegre, Castelo de Vide, Marão e Arronches.
A Serra de São Mamede é de grande beleza paisagística e apresenta um grande número de exemplos de cooperação harmoniosa entre o Homem e a Natureza. A diversidade climática (clima quente e seco no Verão e frio e chuvoso no Inverno) e morfológica do solo permitem, neste reduzido espaço a conjugação da floresta atlântica com a mata mediterrânea. Essa conjugação condicionou o rico e distinto coberto vegetal, salientando-se a presença de carvalhos, castanheiro e sobreiros, sobretudo na zona Norte do parque. A Sul, domina o montado puro de sobreiros e azinheiras. Como vegetação climáx do parte tínhamos o carvalho-negral, todavia, estes foram inicialmente substituídos por ação antropogénica por castanheiros e pinheiros-bravos.O pinheiro bravo, introduzido à cerca de um século ocupa hoje parte considerável das encostas montanhosas. A diversidade das condições ecológicas possibilita a presença de numerosas comunidades animais, apesar do impacto negativo causado por determinadas atividades humanas. Diferentes espécies de aves ( como a águia de Bonelli), animais como javalis, veados, texugos, raposas, coelhos são apenas alguns dos exemplos da constituição da fauna do parque.
Desenvolvimento
A visita foi iniciada em frente do Colégio de Santo António, onde os guias no fizeram uma pequena introdução sobre os objetivos da caminhada. Realçaram ainda a diferença entre árvores de folha caduca, planta que numa determinada estação do ano perde as suas folhas, geralmente nos meses mais frios e com chuva (inverno e