Serra de S mamede
Introdução
Sería errado sentirmo-nos oprimidos por arranha-céus na pequena cidade de Portalegre, uma vez que esta não os tem e também porque parte da mesma integra o Parque Natural da Serra de S. Mamede onde o seu património construído se dissolve na componente natural do espaço envolvente. Um espaço verde, repleto de vida animal e vegetal que alberga das mais variadas espécies, algumas delas protegidas.
Tendo eu um parente próximo que costumava trabalhar como vigilante da natureza neste parque, desenvolverei este trabalho com base na minha minha pesquisa e nas suas declarações.
O parque
O parque de S. Mamede foi inaugurado a 14 de Abril de 1989, surgiu com um movimento da criação de outros parque naturais, uma medida incentivada pela comunidade europeia. Atualmente, o parque ocupa uma área aproximadamente de 55.5 mil ha, distribuídos pelos concelhos de Portalegre, Castelo de Vide, Marvão e Arronches e encontra-se sob o tutela do Ministério do Ambiente, com a respetiva gestão do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o qual tem instalações e trabalhadores a tempo inteiro neste parque. As suas funções passam por, atividades administrativas, fiscalização, sensiblização e divulgação. Cabendo aos vigilantes a hárdua tarefa de conciliar o desenvolvimento com a conservação da natureza. Os funcionários com funções administrativas estão incubidos de resolver todas questões logística, financeiras e burocráticas. À sua disposição, os elementos do parque têm estruturas físicas de apoio (dormitórios, escritórios, armazéns, centros de reabilitação de aves, etc...), bem como veículos e equipamentos apropriados para o desempenho das suas funções.
As espécies
A Serra de S. Mamede é conhecida pela sua riqueza paisagística, garantida pelo seu relevo e variedade de flora e fauna. Aliás, deve ser mencionado que o nosso parque é dos que possui maior biodiversidade, 150 espécies só de aves apenas, 40 das quais