Etapa 3 Redes de Dados e Comunicação
RELATÓRIO 03: POLITICA E SISTEMA DE ENDEREÇAMENTO DE REDE
3.1 Estrutura de Endereçamento de Rede
A estrutura da rede será com IP dinâmica controlada pelo Servidor Windows 2008 R2 com a função de DHCP, esta função habilitada o mesmo fará o controle da entrega do endereçamento IP aos Hosts desta forma conseguiremos implementar segurança através do serviço de NAP (Network Acess Protection). Onde iremos segregar maquinas impróprias (Ex: Sem antivírus, desatualizadas.), dos equipamentos “Seguros” e dentro das especificações do Departamento de TI. A classe de IP adotada para início dos trabalhos no servidor DHCP é a Classe C 192.168.0.0/24, pois desta forma asseguramos que em caso de expansão para outras plantas teremos endereçamento IP para todos os Hosts. Dividiremos através de Sub-redes onde estas estarão subdividas através da localidade no DHCP e com isto teremos um controle ao ver o endereçamento IP em qual localidade o equipamento está. Para melhor localização dos equipamentos pertencentes a cada departamento estaremos alocando as contas de computador do mesmo na OU (Unidade Organizacional) dos departamentos assim ao analisar o serviços de DHCP ficará fácil a identificação do equipamento.
Adotamos a alocação dinâmica de endereçamento IP a fim de facilitar os trabalhos da Área de Suporte com problemas de duplicação de IP’s ou até mesmo colaboradores sem conectividade devido a alguma alteração para ingresso em redes externas.
3.2 Planos Futuros de Endereçamento
Configuramos o DHCP de nosso servidor com esta função do IPv6 a fim de que o mesmo entregue nos dois tipos de endereçamento IPv4 (Atual) e IPv6 (Futuro). Todo equipamento que tenha Sistema operacional superior ao Windows Vista será suportado a implementação posterior deste protocolo IPv6 em sua totalidade. Esta tecnologia baseia-se totalmente na utilização do DNS para resolução de nomes, devido ao endereço IPv6 ser muito extensão.
ETAPA 4
RELATÓRIO