Influência Internet nos consumidores
Questão escolhida:
3. “Nos anos recentes tem havido um largo debate acerca da influência que as vendas na internet têm nas vidas dos consumidores. Procure listar as mudanças que pessoalmente experimentou nos seus hábitos de consumo por virtude do e-comércio. Compare com as mudanças experimentadas por outras pessoas da geração de seus pais, ou pessoas com grau de educação mais baixo.”
Hermawan Kartajaya, coautor do livro Marketing 3.0 com Philip Kotler, disse há cerca de dois anos, numa conferência a que assisti pessoalmente no Porto, uma frase que me tem acompanhado desde então, por considerar que sintetiza de forma bastante clara, a drástica mudança que o advento da internet veio imprimir nas nossas vidas, a todos os níveis. Diz Kartajaya: “We are no longer Citizens… we became “Webizens”” .
Esta frase enquadrava-se na apresentação do livro, que versa a temática do Marketing Social e que aborda em grande profundidade fenómenos como a globalização, o surgimento da consciência social no contexto de marketing, ou conceitos como a colaboração. O facto é que o consumidor dispõe, hoje em dia, de cada vez mais informação e que lhe permite avaliar produtos, comparar preços, comparar a qualidade e todo um conjunto de características do que procura. É sensível, sofisticado e cada vez mais exigente. É por isto que Seth Godin afirma que é necessário amplificar a voz do consumidor - “num mercado em que todo o mundo é um crítico, a necessidade de criar produtos que agradem e satisfaçam os críticos torna-se urgente” . Penso que no que respeita a comportamentos de consumo, e em especial em e-commerce, o meu caso pessoal não será representativo da minha geração, nem tampouco da realidade Portuguesa. Isto porque, tendo eu 41 anos, não faço parte da chamada “geração Digital Native”. No entanto, por via da minha formação (pós-graduação) em marketing digital, e pelo facto de sempre ter trabalhado em empresas de tecnologias de informação, considero