A pesquisa em comunicação
É comum que diante de problemas as pessoas se ocupem em buscar respostas para soluciona-los. E esta busca, necessariamente passa por um processo de investigação que leva em conta todas as experiências vividas pelas pessoas, sejam elas aprendidas na escola da vida ou na vida escolar.
Assim, este processo de busca de respostas, nada mais é que uma atitude de pesquisa, pois a aplicação de uma possível solução ao problema, via de regra, parte da motivação do pesquisador, da definição dos objetivos, da verificação de hipóteses, da escolha metodológica, enfim, de tudo o que envolve a busca de uma solução para o problema estabelecido.
Contudo, diferente do que é feito tacitamente, buscar soluções no âmbito acadêmico requer além de repertório, disciplina e organização, pois toda a produção acadêmica objetiva a difusão das soluções encontradas, isto é, sua publicação. Por esta razão, existem normas comuns à elaboração e produção de trabalhos científicos, visto que, garantem uniformidade de tratamento e de apresentação sobre o que é construído academicamente. No âmbito das pesquisas em comunicação, tal fato não é diferente, e como qualquer outro campo do conhecimento, as investigações tratam de problemas comunicacionais com procedimentos e linguagem próprias da área. Os temas das pesquisas em comunicação são muitos e a busca de suas soluções dependem muitas vezes de como o problema é abordado, pois a escolha dos caminhos para se obter respostas depende em muito da habilidade do pesquisador, seja na escolha dos instrumentos, aplicação de metodologias, até a maneira de expor o resultado de sua investigação.
Assim, muitas vezes é preciso que o acadêmico escolha e amadureça seu objeto de pesquisa, porque inevitavelmente dependerá do repertório que possui e do repertório que terá que adquirir para compreender a extensão e profundidade de suas investigação. Por isto, a solução de um problema está na forma como o investigador pensa o