Influência dos gregos na educação romana.
R: Apreciavam a cultura grega a ponto de introduzir na sua cultura em um processo de inculturação.Porém em dois pontos encontramos divergências dos romanos com relação ao domínio cultural grego.
Formação artística:Os romanos nunca aceitavam plenamente a música ,o canto e a dança tão característica da vida helênica.
Formação física:Não se pode afirmar que os romanos não gostavam de exercícios físicos ,mas estes estavam voltados a artes bélicas.
2.Explique o que era na Roma antiga:
.Ensino familiar:O pai e a mãe na educação dos jovens romanos são bem evidentes ,mas chama a atenção é que após a conquista dos estados helênicos do oriente,onde eles contratavam mestres particulares para a introdução dos filhos.
2.Escola primária: Se é certo que a iniciação da criança nos estudos fica a cargo de um preceptor particular (em especial nas famílias aristocráticas), por volta dos sete anos a criança é confiada a um Mestre Primário . As crianças romanas se faziam acompanhar à escola por um escravo, designado segundo a terminologia grega por Paedagogus. Este poderia, em determinadas circunstâncias, ascender ao papel de explicador ou até mesmo de mentor, arcando assim com a educação moral da criança.
Os alunos eram divididos em três categorias de acordo com seu desenvolvimento:Abecedarii,syllabarii e nominarri.
3.Escola secundária: O ensino secundário é bastante menos difundido que a instrução primária. A maioria das crianças de fraca condição social abandonam a escola no final da Instrução Primária, passando então a frequentar a casa de um Mestre de ensino técnico, por exemplo de Geometria, que os preparará para o exercício de profissões como a carpintaria.
.Escola superior:Escola superior eram privilégios da elites,nem todos que terminavam o ensino secundário ascendiam ao superior.O retor ou orador tinham uma posição de destaque entre os profissionais da época romana.
.Seus ensinamentos eram