Educação humanistica
Produzido por Maria do Rosario de Fatima Silva.
INTRODUÇÃO
Bom a principio vou fazer uma ressalva aqui na introdução com estes dois tópicos para depois adentrar o tema proposto. à cultura romana na disciplina História da Educação.
Então trabalhar o conteúdo no curso de pedagogia, o professor se depara com uma difícil tarefa:
Que é a de inserir o aluno em uma cultura estranha aos olhos dele portanto, para entendermos melhor a historia, devemos nos portar para esse dado momento sem os olhos do contemporaneo para não gerar conflitos, até porque td era diferente de hoje.É assim que o Historiador trabalhar.procura vivenciar esse momento inserindo-se dentro desse contexto.porque só assim ele irá entender e nosso tema vai nos remeter a um tempo muito remoto, vamos iniciar no século I a.C.
O Segundo Tópico A influência da cultura romana em nossa própria cultura.
È para lembrarmos que da civilização romana herdamos uma série de características culturais, tais como o direito romano, que constituiu a base do direito contemporâneo, valores e práticas ligados à instituição familiar, o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
Então Desta maneira, as civilizações da Idade Antiga são os alicerces que sustentam e sustentaram a formação do mundo ocidental.
3-Pedagogia Grega X Pedagogia Romana
Enquanto na pedagogia grega há uma valorização da visão filosófica sistematizada ou o predomínio da retórica, em Roma, a reflexão filosófica não merece atenção de maneira sistemática, os romanos adotam uma postura mais pragmática, voltada para o cotidiano, para a ação política e não para a contemplação e teorização do mundo (Domínio da retórica sobre a filosofia).
Nas sociedades escravistas de Roma e Grécia o trabalho manual era desvalorizado, enquanto que o intelectual constituía-se num privilégio da aristocracia. Assim: os Educadores da época buscavam formar o homem racional, que fosse