Influência do tipo de prática na aprendizagem e desempenho de uma habilidade motora
Ana Terra Depizzolatti Gonçalves
Karina Pavanello Furigo
Thales Henrique de Brito
Resumo
O objetivo deste artigo é verificar a influência de dois tipos de prática física no desempenho e aprendizagem de uma habilidade motora contínua. Foi realizada uma pesquisa com 14 indivíduos, homens e mulheres, separados em dois grupos aleatórios (GD e GM), que deveriam praticar o movimento conhecido como “Three Beat Weave” do aparelho SWING Poi, - classificado como habilidade contínua – utilizando uma das práticas propostas. Os resultados obtidos corroboram com o encontrado na literatura, em que a Prática Distribuída produz melhor desempenho, porém a aprendizagem ocorre utilizando-se qualquer tipo de prática.
Palavras-Chave: Aprendizagem Motora,.Prática Maciça, Prática Distribuída.
Introdução
O objetivo deste trabalho é verificar a influência de dois tipos de prática física no desempenho e aprendizagem de uma habilidade motora contínua. Uma habilidade motora pode ser considerada um ato, tarefa, que requeira movimento. (SCHMIDT e WRISBERG, 2001). Gallahue (2005) a conceitua como "um padrão de movimento fundamental realizado com precisão, exatidão e controle maiores". Utilizamos habilidades motoras no dia-a-dia, desde movimentos como digitação, escrita, até a corrida. Classificamos s habilidades considerando suas características proeminentes, como a precisão do movimento, complexidade ou se o meio ambiente influencia em seu desempenho. (observar ilustração 1).
As habilidades Motoras contínuas são aquelas em que o início e o fim do movimento não são definidos; são movimentos rítmicos, repetitivos por natureza, como nadar ou correr. (SCHMIDT e WRISBERG, 2001) Três áreas estudam o comportamento motor humano: a do Controle Motor, do Desenvolvimento Motor e a da Aprendizagem Motora (TANI, 2005). Na