Influência da radiação
Luiz Fernando Oliveira Corte Real
23 de dezembro de 2008
1
Introdução
A tecnologia evoluiu muito rápido nos últimos anos. Dentre as novas tecnologias que surgiram nos últimos anos, a comunicação sem fio é, sem dúvida, uma das mais poderosas e importantes. Graças a ela, o mundo tornou-se mais conectado, o conhecimento se propagou mais rápido e as distâncias se encurtaram. Entretanto, talvez por causa dos inúmeros benefícios dessa tecnologia, pouco se cogitou sobre seus malefícios ao ser humano e ao meio ambiente.
Porém, mais recentemente, a preocupação com esse aspecto da comunicação sem fio cresceu, juntamente com o surgimento das primeiras evidências de problemas causados por ela.
Neste texto, será dada uma introdução aos conceitos fundamentais para entender o funcionamento das tecnologias sem fio. Em seguida, serão apresentados os efeitos já conhecidos da radiação eletromagnética e, por fim, os efeitos ainda não completamente conhecidos ou aceitos, mas que apresentam evidências de nocividade ao ser humano.
2
Conceitos
Toda a comunicação sem fio é, atualmente, baseada na radiação eletromagnética. A radiação eletromagnética compõe-se de um campo elétrico e um magnético, que oscilam perpendicularmente um ao outro e à direção da propagação de energia. Ela se auto-propaga, isto é, não é necessário um meio para que ela se propague.
A radiação eletromagnética é classificada de acordo com a freqüência da onda, que em ordem decrescente de comprimento da onda é: onda de rádio, microonda, radiação terahertz (Raios T), radiação infravermelha, luz visível, radiação ultravioleta, Raios-X e Radiação Gama. Essa classificação forma o espectro eletromagnético, representado na Figura 1 [1].
A radiação eletromagnética também pode ser classificada em duas categorias: não-ionizante e ionizante. A não-ionizante é aquela cujas ondas não possuem energia suficiente para alterar