Geografia 10º
O Sol é a principal e praticamente única fonte de energia da Terra, devido facto de ser a estrela mais próxima do Planeta. Sem esta, a Terra passava a ser um planeta gelado e sem vida.
O Sol irradia para o espaço quantidades de energia elevadíssimas, em todas as direcções – radiação solar. A energia solar é uma fonte de vida responsável por todos os processos físicos e químicos e pelos fenómenos biológicos e meteorológicos que se fazem sentir. A radiação solar é responsável: pelo ciclo da água, pela repartição desigual da temperatura e pela diversidade de climas.
Natureza da Radiação Solar
A radiação solar é um fenómeno de radiação electromagnética que se propaga num movimento ondulatório. É constituída por radiações simples, distinguidas pelo seu comprimento de onda (distancia entre duas cristas consecutivas) e pela sua frequência. O sol emite radiações de pequeno comprimento de onda, ou seja, de elevada frequência (grandezas inversamente proporcionais). Ao conjunto das suas radiações simples dá-se o nome de espectro electromagnético ou espectro solar. Que é constituído por: radiações visíveis – correspondem às setes cores do arco-íris (janela óptica); radiações invisíveis – bandas ultravioletas, raios cósmicos, bandas infravermelhas, ondas rádio ou ondas hertzianas.
A Atmosfera e a radiação solar
A atmosfera tem um limite inferior (marca o seu início, que é o nível médio das água do mar – superfície da Terra) e um limite superior (difícil de determinar, mas estima-se que seja entre os 800 e os 1000 km de altitude).
Composição
É constituída por ar atmosférico – mistura de gases, que contém em suspensão partículas sólidas (poeira) e partículas líquidas (água nos três estados). Os constituintes principais da atmosfera são: azoto (78,08%), oxigénio (20,95%) e outros gases (nomeadamente árgon, hélio, etc.) – todos estes se designam por gases de concentração permanente.
Porém, existem