Influência da luz e Oxigênio na degradação de clorofila
Introdução
A clorofila é um pigmento constantemente produzido e degradado, permitindo uma maior eficiência do processo de fotossíntese¹. Sendo o processo de degradação acelerado pela exposição luminosa. Após a morte celular a síntese do pigmento cessa, de forma que se inicia um processo de degradação de todo o pigmento restante. O objetivo deste trabalho era considerar que condições aceleram a degradação do pigmento.
Material e métodos
Foram utilizados 4 tubos de ensaio com tampa. O organismo utilizado na extração do pigmento foi Taraxacum sp. . Sendo 4 gramas de folhas foram trituradas na presença de álcool, e posteriormente adicionada água (formando uma solução de uma parte de álcool para três partes de água). A solução foi distribuída pelos quatro tubos. Dois tubos sendo completados com solução, e outros dois tubos sendo preenchidos até sua metade. Os tubos foram hermeticamente fechados e numerados. Os tubos sem coluna de ar foram numerados pares e os com a coluna de ar numerados ímpares. Os tubos de número 1 e dois foram deixados expostos a luz solar enquanto que os tubos de números 3 e 4 foram deixados em um ambiente em ausência total de luz.
Resultado e discussão
Numeração dos tubos e condições a que foram expostos.
+ presença; - ausência
Todos os tubos sofreram alteração em sua coloração original, no entanto os tubos que foram expostos á luz apresentaram maior perda de coloração e se tornaram amarelados, os que se mantiveram no escuro ainda se mantiveram em uma tonalidade esverdeada. A presença de ar no tubo também pareceu influenciar a alteração da solução. O tubo 3 apesar de mais esverdeado do que os tubos expostos á luz sua coloração era mais opaca do que o tubo quatro (também deixado em ambiente escuro mais sem a presença de ar), e o tubo 1 foi o que apresentou maior alteração tornando-se uma solução opaca e amarelada.
Conclusão
Todos os tubos apresentaram