Influenza Pandemica
INFLUENZA PANDÊMICA H1N1
NOMES: RAFAEL OLIVEIRA; RAONY GAUTODISCIPLINA: SAÚDE AMBIENTAL E EPIDEMIOLOGIA
OUTUBRO/2014
INTRODUÇÃO
A influenza pandêmica (H1N1) 2009 é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A, que afeta principalmente as vias aéreas superiores e ocasionalmente as inferiores.
O modo mais comum de transmissão é a direta (pessoa a pessoa), por meio de pequenas gotículas de aerosol expelidas pelo indivíduo infectado com o vírus (ao falar, tossir e espirrar) às pessoas suscetíveis. Também há evidências de transmissão pelo modo indireto, por meio do contato com as secreções do doente. Nesse caso, as mãos são o principal veículo, ao propiciarem a introdução de partículas virais diretamente nas mucosas oral, nasal e ocular.
As principais medidas de prevenção são: higiene das mãos com água e sabão, depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz; evitar tocar olhos, nariz e boca após contato com superfícies; proteger com lenços (preferencialmente descartáveis a cada uso) a boca e nariz, ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
Descrição da Doença
A influenza pandêmica (H1N1) 2009 é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A, que afeta principalmente as vias aéreas superiores e ocasionalmente as inferiores. Este novo subtipo do vírus da influenza pandêmica (H1N1) 2009 é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Sinonímia
Influenza Pandêmica A(H1N1)2009, influenza suína, Gripe pandêmica, influenza humana pandêmica.
Agente Etiológico
Vírus da Influenza pertence à família Ortomixiviridae. São vírus RNA de hélice única, que se subdividem em três tipos antigenicamente distintos: A, B e C. Os tipos A, responsáveis pela ocorrência da maioria das epidemias de gripe, são mais suscetíveis a variações antigênicas, razão pela qual,