classificação de doença
O que são epidemias, pandemias e surtos?
Epidemias, pandemias e surtos
Quando o surto de uma doença torna-se uma preocupação? E qual é a diferença entre uma epidemia e uma pandemia? Aprenda o básico sobre a disseminação de doenças graves e sobre o que fazer para proteger sua família e sua comunidade.
O que é um surto de doença?
Um surto de doença acontece quando ela ocorre em números maiores do que o esperado em uma comunidade ou região, ou durante uma estação do ano. Um surto pode estabelecer-se em uma comunidade ou até estender-se a vários países, podendo durar de dias a anos.
Às vezes, um único caso de uma doença contagiosa é considerado um surto. Isto pode acontecer se for uma doença desconhecida, ou nova para uma comunidade, ou ter estado ausente de uma população por muito tempo.
Se você se deparar com o que pensa ser um surto de doença, informe imediatamente o seu médico ou o departamento de saúde pública.
O que é uma epidemia?
A epidemia ocorre quando uma doença infecciosa é rapidamente disseminada a muitas pessoas. Em 2003, a epidemia de síndrome respiratória aguda grave acabou com a vida de quase 800 pessoas por todo o mundo.
O que é uma pandemia?
Uma pandemia é um surto global da doença. HIV/AIDS é um exemplo de uma das pandemias globais mais destruidoras na história.
A pandemia de Influenza aconteceu mais de uma vez.
A Gripe Espanhola matou 40 a 50 milhões de pessoas, em 1918.
A Gripe Asiática foi responsável pelo óbito de 2 milhões de pessoas, em 1957.
A Gripe Hong Kong acabou com a vida de 1 milhão de pessoas, em 1968.
Uma pandemia de gripe ocorre quando:
Surge um novo subtipo do vírus, significando que os humanos apresentam pouca ou nenhuma imunidade a ele, estando todos sob risco.
O vírus dissemina-se facilmente de pessoa para pessoa, através de tosse ou espirros.
O vírus começa a causar doença grave por todo a mundo. Com as pandemias gripais passadas,