Influencia do tabagismo ao iam
GOMES,Cláudio Pereira Junior
Discente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva
CONTENÇAS, Thaís Santos
Docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva
Mestre e Doutoranda em Fisiologia Humana da Universidade de São Paulo
RESUMO
O presente estudo buscou descrever a influencia do tabagismo a predisposição ao infarto agudo do miocárdio. Os dados foram obtidos através de consultas de livros , artigos e revistas que apresentam fidedignas a utilização. Foi possível concluir que as doenças cardiovasculares continuam sendo a primeira causa de morte do Brasil. Entre elas o infarto agudo do miocárdio ainda é uma das maiores causas de mortalidade. Tendo agravo quando o paciente tem como fator de risco o tabagismo.
Palavras Chave: Infarto Agudo do Miocárdio, Tabagismo, Influência.
ABSTRACT
This study sought to describe the influence of smoking predisposition to acute myocardial infarction. Data were obtained through consultation of books and articles and magazines that have reliable use. It was concluded that cardiovascular diseases remain the leading cause of death in Brazil. Including the acute myocardial infarction is still a major cause of mortality. Having as wrong when the patient has a risk factor of smoking.
Keywords: Myocardial Infarction, Tobacco, Influence.
1. INTRODUÇÃO
O tabagismo afeta milhões de indivíduos em todo o mundo, por isso se tornam um problema cada vez mais evidente para a Organização Mundial da Saúde, e outras entidades mundiais que atua na sua prevenção e no seu combate (SILVA et al; 2008). O fumo tem sido associado a um aumento na mortalidade por doença coronária aterosclerótica, o que foi comprovado em diversos estudos. Isto resulta da associação de vários efeitos nocivos do tabagismo sobre os mecanismos da aterogênese e trombose (NOZAWA