Ficha literaria do livro "o quinze"
Nome: O quinze
Autor: Rachel de Queiroz
Personagens: Chico Bento: Vaqueiro retirante; Vicente:Rude proprietário, Criador de gado; Conceição: Prima de Vicente, culta e professora; Mãe Nacia: Avó de Conceição, representante das velhas tradições
Climax:
A obra apresenta vários pontos clímax, entre eles estão: a morte do filho de Chico Bento, Josias, por consequência da injestão da mandioca brava crua, por conta da fome; Após se deparar com um bode e matá-lo, Chico Bento descobre que este tinha dono que o acusa de ladrão, e acaba ficando apenas com as tripas do animal; Em um certo dia, Chico Bento, ao acordar percebe que Pedro, seu filho mais velho tinha se perdido, e ao chegar na cidade informa ao delegado local sobre o problema, este inicia a procura mas não obtêm êxito.
ENREDO
A autora descreve alguns cenários da vida no interior do Ceará durante o período da seca e divide sua narrativa em dois planos, no primeiro, revela a história de Chico Bento e sua família e no segundo, a história de Vicente e Conceição.
Chico Bento é um vaqueiro pobre que cuida do rebanho de Dona Maroca. Chico é casado com Cordulina e tem cinco filhos. Após ser demitido pela patroa e expulso pela seca, empreende uma longa viagem para Fortaleza e acaba perdendo três filhos pelo caminho.
Conceição é uma moça inteligente com algumas idéias feministas que se sente atraída pelo primo Vicente, vaqueiro extraordinário que, apesar de rico, é humilde com a família e com os empregados. Os dois se gostam, mas depois que Conceição passa a tratar Vicente de forma fria por acreditar que ele estava de caso com outra mulher, Vicente começa a não acreditar no amor ou na felicidade e Conceição começa a perceber a diferença entre os dois.
Opiniao:
O que me impressionou na obra foi como a dura realidade de vida registrada em 1930 continua tão atual. A seca continua sendo tratada como fenômeno político, não havendo ainda uma preocupação mínima com os seres humanos, embora os