Inflação
A política monetária tem como objetivo controlar a oferta de moeda na economia. Determinar a quantidade de moeda na economia é função do Conselho Monetário Nacional (CMN), com participação do Banco Central do Brasil. Determinando essa quantidade de dinheiro forma-se a taxa de juros que pode ser simplificada como o ‘’preço do dinheiro’’.
Vale ressaltar que em um sistema econômico, moeda representa os meios de pagamento. Estes na sua forma mais líquida podem ser representados pelo papel-moeda e pelos depósitos à vista nos bancos comerciais. Tanto as cédulas quanto moedas metálicas quanto os valores existente nas contas bancarias representam esses meios de pagamento. E a politica monetária ao controlar estes meios de pagamento está visando estabilizar o nível geral de preços da economia. O governo quando necessita diminuir a taxa de inflação ele reduz a oferta monetária e aumenta à taxa de juros, esse mecanismo controla o nível dos preços. Mas se as taxas de juros continuarem elevadas por um longo período a economia pode deixar de elevar seu crescimento econômico.
A taxa de juros no Brasil é alta com intuito de controlar a estabilidade de preços da economia, e, para baixar o mesmo o governo teria que colocar mais moedas em circulação, o que traria um efeito indesejado que seria a elevação dos preços de forma generalizada que é definida como inflação.
A inflação é um processo de elevação de preços que ocorre sempre que há procura maior do que a capacidade de uma economia produzir determinado bem ou serviço. Em resumo, a inflação pode ser de oferta (quando há escassez de produto) ou de demanda (quando a procura é maior do que a quantidade ofertada). Uma maneira que encontramos de relacionar a matéria escolhida com estes conceitos é que no Brasil vivemos atualmente um período de inflação de demanda, haja vista que o