O judaísmo
O Judaísmo é a religião do povo judeu originada por Moisés, um neto de Abraão, filho de Isaac, é por isso uma religião Abraâmica. É também uma religião monoteísta, porque acredita num único Deus, tal como Abraão.
História do Judaísmo
Tal como nos fala a Bíblia, no tempo antes de Cristo, Deus ordenou a Abraão que partisse para a Terra Santa (Palestina/Israel) prometendo fazer dos seus descendentes membros da nação poderosa. Anos depois, no século XIII a.C., apresentou-se a Moisés, mostrando-lhe o monte Sinai. Mais tarde, através de alguns profetas, Deus comunicou com o povo de Israel para recordar a Aliança que tinha feito com este. Neste compromisso, Deus tinha que abençoar e proteger o seu povo, e por sua vez, povo cumpria a vontade de Deus que estava explícita nos Dez Mandamentos ou Decálogo.
Dez Mandamentos:
1-Não tenhas outros deuses além de mim.
2-Não prestes culto às imagens.
3-Não faças mau uso do nome de Deus.
4-Consagra o dia de Sábado.
5-Respeita os teus pais.
6-Não mates.
7-Não cometas adultério.
8-Não roubes.
9-Não faças acusações falsas.
10-Não cobices o que é dos outros.
A Aliança do Sinai constitui o evento estrutural do Judaísmo e a confirmação de Israel como povo de Deus. A experiência de libertação, e Aliança com Deus e a Lei dos Dez Mandamentos são as fontes vivas da fé de Israel. Estes acontecimentos fizeram o Judaísmo nascer de desenvolver-se e motivam o povo judeu a continuar a Aliança com Deus.
Cultura Judaica
Entre os principais aspetos da cultura judaica atual podemos destacar a língua, o vestuário e a alimentação.
Língua
A principal língua dos judeus é o hebraico, usado como língua litúrgica. Foi reatualizado no século XIX e é agora o idioma oficial do Estado de Israel. O aramaico também é falado por algumas comunidades judaicas do Próximo Oriente. É a língua que Jesus falava.
Vestuário
Entre algumas tradições religiosas e