Trabalho de Geografia
Chuvas Ácidas e Mudanças Climáticas
Professora Maria Teresa Correia
Jéssica Pêra
Margarida Alvim
Patrícia Jacinto
Tânia Derreado
Índice
1. Chuvas Ácidas 1.1. O que são as chuvas ácidas? 1.2. Como se forma? 1.3. Causas 1.4. Consequências 1.5. Exemplos
2. Mudanças Climáticas 1.1. O que são as mudanças climáticas? 1.2. Causas 1.3. Consequências 1.4. Exemplos
Chuvas Ácidas
O que são as chuvas ácidas?
As chuvas ácidas são constituídas por poluentes com acidez inferior a 5.
Como se forma? O enxofre que resulta da queima dos combustíveis fósseis, misturado com nitrogénio e oxigénio existentes no ar formam dióxido de enxofre e dióxido de nitrogénio. Estes espalham-se pela atmosfera, reagindo com a água formando assim ácido sulfúrico e ácido nítrico, que são solúveis em água. Sendo também formado algum ácido clorídrico. Acabando por tornar ácida a água da chuva.
Causas
Uma das causas deve-se ao facto de as indústrias emitirem dióxido de enxofre para a atmosfera.
Consequências
Um dos problemas das chuvas ácidas é o facto de estas poderem ser transportadas através de grandes distâncias, podendo vir a cair em locais onde não há queima de combustíveis.
Exemplos
*peixes mortos.
Mudanças Climáticas
O que são as mudanças climáticas?
As mudanças climáticas são alterações do clima em todo o mundo, por erro das ações dos seres humanos ou de maneira natural. Estas alterações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e aquecimento global.
Causas
As causas das mudanças climáticas podem ser causas naturais ou causas humanas. As causas naturais são devido ao ciclo solar, variação orbital, impactos de meteoritos, vulcanismo e deriva dos continentes. As causas humanas são devido à emissão de gases do efeito de estufa, poluição do solo e da água, a indústria e a desflorestação.
Consequências
As mudanças climáticas têm várias