INFLAÇÃO
ELIMAR RODRIGUES DORNELAS
TRABALHO DE ECONOMIA
Atividade do plano de ensino
BELO HORIZONTE - 2014
INFLAÇÃO
A inflação é um aumento continuo e generalizado no nível geral dos preços de bens e serviços dentro de uma economia, segundo ROSSETI:
“É a categoria predominante de variação do valor da moeda. Trata-se de um fenômeno universal, comum a praticamente todos os países. Corresponde a uma alta generalizada dos preços dos bens e serviços, expressos pelo padrão monetário corrente. A alta, que varia de intensidade de país para país e de época para época, implica desvalorização da moeda em relação aos demais ativos.” (ROSSETI, 2013, 20ª edição, pag. 695)”.
Existem tipos variados de inflação, temos a chamada Inflação Estrutural que é relacionada com a ineficiência de serviços fornecidos pela infraestrutura de uma determinada economia, esta ineficiência, acaba elevando os custos de serviços prestados pelo governo, aumentando assim os custos de produção e em sequência o custo dos produtos, temos também a chamada, Inflação de inércia que se refere à memória inflacionaria, onde o índice atual é o índice passado mais a expectativa futura. Os principais tipos de inflação abordados são; Inflação de custo (ou oferta), que seria o aumento do preço da matéria prima, sendo esse aumento repassado para os setores de produção e finalmente chegando ao produto final, temos ainda a Inflação da demanda (ou da procura) onde aumenta se o preço dos bens devido à procura, ex: os juros estão baixos, os consumidores tem renda fixa, a tendência é que comprem mais, a disposição dos bens consumidos é pouca, acarreta-se assim o aumento dos preços, podemos resumir que seria o excesso da demanda em relação a oferta.
Falar de inflação é lembrar outros conceitos econômicos, temos os bens os preços e a produção. Bem, em economia é tudo aquilo que tem utilidade, podendo satisfazer uma necessidade, temos os