O livre funcionamento do mercado
Resumo: Neste trabalho irei falar sobre:
Concorrência perfeita – Muitos produtores, produtos idênticos
Concorrência imperfeita
Monopólio – Um único produtor, produto sem substitutos próximos
Concorrência monopolística - Muitos produtores, muitas diferenças entre produtos
Oligopólio – poucos produtores, produtos diferenciados/produtos pouco diferenciados
Relação entre oligopólio, monopólio e concorrência monopolística;
Estrutura de mercado dominante no setor de mercado português
E exemplos.
Inicialmente pretendo abordar um apeto fundamental da economia: estruturas de mercado e a sua influência a nível do sector alimentar. Desta forma irei referenciar os pressupostos da de concorrência perfeita, as características de estruturas de mercado caracterizadas por concorrência imperfeita e as estruturas de mercado dominantes no sector alimentar português.
Perante a economia e em relação às estruturas de mercado podemos distinguir mercados de concorrência perfeita e mercados de concorrência imperfeita.
Por um lado, no mercado de concorrência perfeita nenhum agente tem capacidade para influenciar os preços (poder de mercado nulo). Deste modo a empresa age de forma individual sem necessidade de ter em conta outras empresas, observando o preço de mercado e decidindo assim a quantidade a vender e que preço pretende faze-lo. Um mercado de concorrência perfeita reflete-se essencialmente em estruturas de mercado mais amplas.
Efetivamente, evidenciam-se pressupostos acerca desta estrutura de mercado, sendo de realçar, fundamentalmente a existência de muitos produtores e muitos consumidores. Deste modo os produtos das diferentes empresas são substitutos perfeitos o que os torna homogéneos e a informação relevante está na posse dos agentes. Uma vez que não existem barreiras à entrada ou à saída do mercado, todas as empresas têm acesso à tecnologia e aos fatores de produção.
Por outro lado, o