Inflação
ETEC – ESTER MEDINA
NATHÁLIA IVANEZ NOGUEIRA
SISTEMA INFLACIONÁRIO
SANTO ANDRÉ
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A ECONÔMIA E OS AMBIENTES INFLACIONÁRIOS
O que é inflação? Inflação é por definição emissão excessiva de papel – moeda, provocando a redução do valor real da moeda em relação a determinado padrão monetário estável.
Ambiente Inflacionário O governo executa uma variação para mais ou para menos na taxa da moeda em circulação.
- Inflação de Custos: está relacionado com o aumento de algum produto junto com o aumento de preço, e também a relação entre o salário e os preços. Isso ocorre quando há um aumento da produção de um produto e a demanda continua a mesma, consequentemente subindo o valor da matéria - prima e subindo também o valor final do produto. Devido a esse motivo também pode ser chamada de inflação de lucros.
- Inflação de Demanda: Ocorre quando há um excesso de demanda de acordo com a possibilidade real da produção de bens e serviços.
EFEITOS OCASIONADOS PELA INFLAÇÃO
- 1º Efeito: queda do poder aquisitivo dos assalariados e daqueles que tem renda fixa para sobreviver, pois os reajuste dos preços são feitos com taxas diferentes dos salários.
- 2º Efeito: desvalorização da moeda no país, em relação a outras moedas, ocasionando desinteresse em aplicações no mercado financeiro e também em investimento no país.
- 3º Efeito: as pessoas e empresas deixam de exportar e começam só importar e isso não deve acontecer, pois não há um equilíbrio financeiro.
- Taxas de Juros: Para que haja um equilíbrio a taxa de juro, deve ser o mais próxima possível do juro natural. O Banco Central tem esse poder para não desestruturar a economia.
CONCEITO DE MOEDA A moeda como um símbolo de valor, tem com finalidade