Inflação
Inflação é um termo para um conceito econômico que veem indicar o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Quando em um pais ocorre o processo inflacionário o poder de compra que a moeda vigente representa desvaloriza. O Brasil passou por um grande processo inflacionário em 1994 que assombrou a população por longo período e foi alvo de diversas medidas de controle por parte do governo.
2. INFLAÇÃO
A inflação corresponde à uma subida massificada dos preços dos bens e serviços, expressos em valores monetários, ou seja, é o aumento significativo a nível geral de preços.
Quando a moeda de um pais é desvalorizada no processo inflacionário basicamente o poder de compra da moeda cai. Para maior compreensão trazemos a tona exemplo que também é uma realidade de nosso dia a dia, se por exemplo o país possuir uma inflação de 10% a.m , e um trabalhador comprar um quilo de carne em um mês e pagar por ela R$ 14,00 reias. No mês seguinte, será necessário que para comprar a mesma quantidade de carne ele desembolse R$ 15,40, tudo isso por conta da inflação. Infelizmente o salário de um trabalhador não é reajustado mensalmente segundo o índice inflacionário, logo o poder de compra vai diminuindo.
Desta forma conseguimos compreender que a inflação tem impacto negativo na economia de um pais e quem amarga as consequências e prejuízos desta situação é a classe econômica menos desenvolvida e que já possui em seu cotidiano um poder de compra reduzido.
Quando falamos em teoria inflacionaria cabe destacar quatro principais teorias que difundam sobre a origem da inflação: a quantitativa, a keynesiana, a de custos e a estrutural.
Teoria quantitativa: Foi desenvolvida por David Hume no século XVIII , a mesma aborda que é a quantidade de dinheiro que circula dentro do plano econômico é o que determina o nível dos preços. Segundo essa teoria o nível dos preços