Inflação noas anos 80
Aluna: Ninfa Gomes Cardoso
Introdução a Economia
No Brasil, nas décadas de 80 e 90, foram mais de 15 anos, fazendo a economia andar em círculos inflacionários, fazendo experiências sucessivas na nossa economia como se a população estivesse como ratinhos de laboratório. Instabilidades entre governos que entravam e saíam e prometiam “curar” aquela doença.....a inflamação, mas nada resolvia. Vários planos de estabilização e nada, eles tratavam a dita “doença” comum palhativo como um remédio para febre, mas não descobriam o vírus que causava a doença e assim o verdadeiro remédio a ser dado.
Isso ocorreu no plano Cruzado, de 1986,implamtado por José Sarney, mas de nada adiantou, entra ministro, sai ministro, as pessoas esperavam as promoções para estocar comidas em suas casa, pois nunca podíamos saber se o leite de hoje , estaria 10 ou 30% mais caro amanhã!
Vários tentativas, impensadas, o governo declara moratória da Dívida Externa. Sarney lança mais um plano, o Plano verão, aonde a inflação já chegava a 1.500% ao ano! E Nada!
Assume Fernando Collor, com uma inflação de 80%ao mês, e o que ele faz? * Confisca 80% dos depósitos bancários e aplicações, inclusive dinheiro em conta corrente( o caos toma conta dos cidadãos) * Volta cruzeiro como Moeda * Congela preços * Tenta acabar com a indexação * Demite funcionários * Privatiza estatais * Fecha órgãos públicos
Nada adiantou....continuamos a viver no caos, na falta de alimentos, na falta de poder de compra, na falta de estabilidade financeira.
Entra Itamar Franco, que num entra e sai de ministros, no 4º ministro Fernando Henrique Cardoso, e em meio ao desiquilíbrio fiscal, Lança o REAL, MOEDA ATÉ hoje usada, QUE CONSEGUIU FREAR ESTA INFLAÇÃO DE MAIS DE 80% AO MÊS.O que importa é o poder de compra do salário.
Podemos dizer, que a inflação está controlada, podemos, mas somente se fizermos referência a algum ponto, a alguma parte da inflação