Dlpa
DLPA- Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados
Além das demonstrações contábeis mais conhecidas, como o Balanço patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício, a contabilidade produz outras demonstrações que são derivadas daquelas e oferecem importantes detalhes das operações das empresas. O objetivo dessa aula será demonstrar como a DLPA (demonstração de lucros e prejuízos acumulados) ocorre, como aplica-la e a sua importância para nós da área da contabilidade. Boa Aula!!
INTRODUÇÃO
A demonstração de lucros e prejuízos acumulados expõe as variações ocorridas durante o exercício na conta lucros ou prejuízo acumulado, que é classificada no patrimônio liquido. Se o saldo é devedor ela recebe o nome de prejuízos acumulados; se credor lucros acumulados. A conta é uma só, variando sua denominação de acordo com a natureza do saldo.
A conta “lucros ou prejuízos acumulados’’ figura no patrimônio liquido e faz a interseção da demonstração do resultado com o balanço patrimonial. O lucro ou prejuízo do exercício obtido na apuração do resultado do exercício e levado ao patrimônio liquida por meio dessa conta e também e a partir dela que são distribuídas as parcelas de lucro destinado às reservas e a distribuição aos sócios e acionistas. A conta lucros ou prejuízos acumulados recebe, ainda, as contrapartidas dos lançamentos das reversões de reservas e dos ajustes de exercícios anteriores. Vê-se, portanto, que a movimentação da conta lucros ou prejuízos acumulados e de grande interesse dos sócios ou acionistas e também o fisco e, em razão disso, a legislação societária e fiscal, assim como as Normas Brasileiras de Contabilidade(NBCs), contemplam a divulgação de demonstração especifica que a evidencie. A