INFLAÇÃO NO BRASIL
A inflação um tema sempre discutido e lembrado por qualquer brasileiro.
Temos presente em nossas lembranças o sentido desta palavra, pois, em diversos momentos de nossa vida nos deparamos com esse termo, seja em aulas de história, economia e no cotidiano, numa simples ida as compras - “subiu, está muito caro para comprar - este ou aquele produto - neste ou no próximo mês”.
Ver o significado de inflação, principais causas e índices inflacionários no Brasil são objeto do presente texto, para isto utilizou-se a pesquisa do assunto na Internet.
2 O QUE É INFLAÇÃO
O termo inflação relacionado a ciências econômicas pode ser evidenciado como o “desequilíbrio monetário, ocasionado pela perda do poder de compra da moeda, devido ao aumento geral e desordenado dos preços de uma economia” (INVESTSCHOP, 2007). Existem vários entendimentos para a palavra, que segundo o dicionário Aurélio é “a alta generalizada de preço” e segundo dicionário Michaelis são “emissão excessiva de papel moeda, provocando a redução do valor real de uma moeda em relação a determinado padrão monetário estável ou ao ouro”.
Embora vários entendimentos sobre a palavra o povo brasileiro tem uma grande noção sobre o seu significado, pois, passou em vários anos um intensivo processo inflacionário, e sabe, que em resumo significa: a redução de seus poder aquisitivo; a redução do valor de seu dinheiro.
3 FATORES DETERMINANTES DA INFLAÇÃO
As causas que determinam a inflação são diversas, mas normalmente resultam na emissão de lastros de moeda (emissão de dinheiro para pagar dívidas, sem que tenha ocorrido aumento de atividade econômica) e reajuste de câmbio (desvalorização da moeda em relação à outra mais forte).
No Brasil, em primeiro lugar, vêm os gastos sociais do governo, que se resumem em: pagamentos dos servidores; despesas de consumo; os subsídios; as aposentadorias do INSS e os investimentos. Em segundo lugar o salário mínimo e em terceiro lugar as taxas de câmbio (que fomentam