Inflação no Brasil
CAROLINE GABRYIELE TAVARES
INFLAÇÃO NO BRASIL
BELÉM
2013
1. INTRODUÇÃO
Há tempos a Inflação não é algo desconhecido para ninguém, é um fator que durante décadas é motivo de preocupação para a população, por ser um aumento no valor de bens e produtos de forma persistente. Durante vários governos isso foi motivo de discussão, implantaram vários planos econômicos com o objetivo de reduzir a hiperinflação, desde Brasser até o plano atual que é o Real, que dentre todos foi o que mais obteve êxito.
2. INFLAÇÃO O objetivo desse trabalho de pesquisa é demonstrar a importância da Inflação na Economia Brasileira, assim como sua política no Brasil, tais como, os planos econômicos feitos durante vários governos para combatê-la, desde Bresser, Verão, Collor I, Collor II, Cruzado e Real, sendo que todos deixaram conseqüências e mudanças na economia brasileira. Inflação nada mais é do que o aumento no preço dos produtos de forma persistente e generalizada, motivo o qual causa muita preocupação devido ao índice de inflação dos produtos não serem compatíveis ao aumento da renda e salário dos trabalhadores, portanto isso causa grande preocupação nos governos e na população, pois é causa de instabilidade econômica e crise financeira. Ainda, conforme Souza apud Keynes (1997):
“O lado maléfico da inflação se faz sentir pelos seus efeitos. Se a inflação fosse uniforme e afetasse as transações igualmente, seus efeitos seriam nulos. Uma variação no valor do dinheiro, isto é no nível de preços só é importante para a sociedade na medida em que sua incidência seja desigual. O principal efeito da inflação é a redistribuição perversa da renda, pois preços e salários não se alteram à mesma taxa, durante períodos de inflação alta. Outro efeito da inflação é de inibir os investimentos e a produção em razão da especulação e das incertezas.”
A inflação foi