INFLAÇÃO NO BRASIL
A inflação no Brasil
Este trabalho é sobre uma matéria que eu particularmente achei iteressante pela opinião do autor (Márcio Lemos – Open Market Banco Pactual anos 90 e empreendedor anos 90).
Inflação no Brasil, principalmente nos anos que antecederam o Plano Real em 1994, sempre foi um desafio.
Para os mais jovens, ou nem tão jovens assim, Inflação parece "meio distante"...
Na verdade, o que acontece é que a Inflação brasileira se comportou medianamente bem de 1995 até 2009, com alguns sustos, principalmente em 2002,, quando o dólar disparou em face do "mercado" se assustar diante da possibilidade de Lula e seu partido, o Partido dos Trabalhadores, ganharem as eleições presidenciais de 2002.
Afinal, Lula e o PT, até 2002, sempre foram simpáticos a algumas idéias polêmicas, idéias que tangenciavam temas como moratória externa .
Idéias que não foram levadas adiante, após Lula se eleger Presidente da República; daí, a queda forte do dólar logo em seguida.
Mas a Inflação Brasileira nem sempre foi "comportada", a ponto da excelente jornalista de Economia, Miriam Leitão, escrever o livro "Saga Brasileira, a longa luta de um povo por sua moeda".
A Inflação brasileira, principalmente a partir de meados dos anos 70 até 1994, quando da implantação do Plano Real, viveu fases de absoluta insanidade...10,20,30,40 e 50% ao mês...
Sim , caros leitores ! 50% ao mês era patamar para a inflação brasileira nos distantes anos 80 e parte dos anos 90.
Vários e fracassados congelamentos de preços se sucederam...nada...nada dava certo...
Nenhum país pode se "dar ao luxo" de brincar com a inflação...Que a diga a Alemanha que experimentou