Inflação no Brasil
Inflação é a palavra utilizada para medir a capacidade de suprimento de dinheiro e expansão monetária, este fenômeno possui causa direta no aumento de preços para qualquer movimentação financeira, que impacta desde a aquisição de bens de consumo a investimentos na bolsa de valores ou seja o poder da moeda deste país ou região é diminuído bruscamente, popularmente cai. Sendo este fator economicamente ruim para a economia do país, pois o maior prejudicado é trabalhador assalariado, pois possui seu salário desvalorizado perante principalmente aos alimentos.
Dentro da realidade brasileira, existem índices medidores do processo inflacionário os mais citado são os IGP ( Índice Geral de Preços) calculado pela Fundação Getúlio Vargas, IPC ( Índice de preço ao consumidor) medido pelo Instituto de Pesquisas econômicas, INPC Índice Nacional de preços ao Consumidor ( medido pelo IBGE) e IPCA Índice de preços ao consumidor Amplo também calculado pelo IBGE. As causas da inflação podem ser descritas no aumento de envio de dinheiro por parte do governo; alta de produção para consumo maior do que a capacidade do país; aumento dos custos de produção (maquinários, custos trabalhistas, etc) , as consequências são obvias no país, o primeiro item a ser citado é o desemprego – este o responsável pelas grandes mazelas mundiais. Outros itens que podem ser citados: choque de oferta, quando há queda brusca na produtividade de determinado produto, este sendo causado como por exemplo: intempérie – Variação cambial que ocorre com a desvalorização da moeda local neste caso o Real em relação ao Dolar. As inflações em outros países também pode impactar internamente, o último a ser citado é a inflação passada , oriundo do medo dos empresários em ter prejuízos.
Atualmente a inflação de demanda é a mais evidenciada no âmbito brasileiro, pelo fato de ter havido um aquecimento no poder de compra do consumidor, sendo que ao mesmo tempo o poder de produção destes bens não