impacto politica monetaria no crescimento economico
Rosa Orlando Mondlane
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
FACULDADE DE ECONOMIA
ECONOMIA IV ANO II SEMESTRE
SEMINÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO
Maputo, Setembro de 2014
ÍNDICE
1 Introdução
A política monetária é uma política de estabilização macroeconómica de aumento da produção e do emprego. Uma Inflação baixa, estável e crescimento económico é de entre outros, os principais objectivos macroeconómicos de muitos países, desenvolvidos e não desenvolvidos. Em Moçambique, o principal objectivo da política monetária é a estabilidade de preços medida por uma inflação baixa e estável, bem como a promoção do crescimento económico e do equilíbrio do sector externo.
Uma economia almeja uma estabilidade macroeconómica e o aumento do produto agregado para o seu crescimento e desenvolvimento, para que o objectivo de crescimento económico seja alcançado, é necessário que a autoridade monetária (o Banco de Moçambique) tome medidas capazes de influenciar o seu objectivo intermédio (oferta monetária no sentido mais amplo deste agregado). A variação da oferta monetária, por sua vez, influencia a inflação e o crescimento do produto interno bruto (PIB). No entanto os seus efeitos desta podem ser adversos para o crescimento da economia e consequentemente aumento do produto agregado sendo assim necessário a intervenção do banco central como gestor da política monetária com a devida cautela de modo que esta traga contributo para a economia e sociedade em geral.
Este trabalho visa debruçar-se sobre a actuação da Política Monetária medida pela oferta monetária (M2) de acordo com os instrumentos de Política Monetária e a sua influência no crescimento económico de Moçambique, o mesmo que será medido pelo produto interno bruto agregado (PIB volume).
1.1 Problema de pesquisa
O trabalho proposto, como problema de pesquisa, pretende responder à seguinte questão: Ate que ponto a