economia
Módulo:
Atividade: Políticas Monetárias
Título: Relação entre as políticas monetárias
Aluno:
Disciplina: Economia
Turma: Pós ADM
Introdução
Nesse trabalho veremos o que são as políticas monetárias e fiscais, quais são suas principais características. Políticas contracionistas e expansionistas, o que são e quais suas influências.
O que é austeridade fiscal e de que forma ela pode influenciar em uma crise econômica.
A crise econômica na Europa, quais as políticas adotadas, as taxas de desemprego, relação entre PIB e desemprego e inflação e desemprego.
Enfim, veremos um breve cenário dos impactos da crise econômica na Europa e as políticas adotadas.
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
A política monetária pode ser definida como “o controle da oferta de moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo.” As autoridades monetárias podem exercer o controle da oferta de moeda para agir sobre a atividade econômica em diversas situações.
A lógica da política monetária consiste em controlar a oferta da moeda (liquidez) para determinar a taxa de juros de referência do mercado
A política fiscal é a política de receitas e despesas do governo; é a aplicação da carga tributária sobre os agentes econômicos e a definição dos gastos do Governo, que são os tributos captados. Tem forte impacto sobre a política monetária e também sobre o crédito quando os prazos de recolhimento de impostos afetam o fluxo de caixa dos agentes econômicos. Se o Governo gasta mais do que arrecada, ele recorre ao endividamento, captando recursos do setor privado, prejudicando a formação da poupança interna necessária ao financiamento do investimento produtivo. Portanto, um quadro fiscal deficitário é um grande problema para a política monetária.
A política fiscal visa estimular o crescimento e reduzir a taxa de desemprego por meio da