Inflamação
Inflamação Aguda
a) Rubor, calor, dor, tumor e perda de função.
Tumor: é causado pela fase exsudativa e produtiva-reparativa, por causa do aumento do liquido entre células;
Calor: provem da fase vascular, onde há hiperemia arterial que é o aumento do volume sanguíneo no local, aumentando assim, a temperatura naquele lugar;
Rubor: é a vermelhidão, que também decorre da vermelhidão;
Dor: originada por mecanismos mais complexos, incluindo compressão das fibras nervosas locais devido ao edema, agressão direta às fibras nervosas e ação farmacológica sobre as terminações nervosas;
Perda de função: decore do edema (principalmente em articulações, impedindo a movimentação) e da dor (que dificultam as atividades locais).
b) Os mediadores derivados do plasma estão presentes na forma de precursores que devem ser ativados por uma serie de clivagens proteolíticas. Os mediadores derivados de células estão armazenados em forma de grânulos intracelulares que precisam ser secretados, como a histamina, ou sintetizados como as prostaglandinas, citocinas, etc. Liberados imediatamente após a ação do estímulo agressor.
A histamina e a serotonina são os mediadores a serem liberados pelas células:
Histamina: sintetizada nos granulócitos basófilos, nas plaquetas e, principalmente, nos mastócitos, que a liberam quando agredidos. Provoca contração das células endoteliais venulares, com conseqüente aumento da permeabilidade vascular, e vasodilatação. Tem destacada participação no mecanismo de formação do edema inflamatório.
Serotonina: encontrada nas plaquetas, na mucosa intestinal e no SNC, a serotonina tem uma provável ação vasodilatadora e de aumento da permeabilidade vascular.
As substâncias plasmáticas, atuam nos vasos e principalmente nos mecanismos de quimiotaxia celular, contribuindo para a exsudação celular.
a) Plasmina: é uma protease que digere uma ampla gama de proteínas teciduais como fibrina, protrombina, globulina etc. Sua