inflamação
R: é a reação local dos tecidos a uma agressão, que, portanto, perderam sua homeostase e morfostase.
2 Quais os agentes responsáveispelas alterações encontradas na inflamação?
R: Físico químico e biológico
3 Conceitue reparação, regeneração e cicatrização.
Reparaçâo – substituição das células e tecidos alterados por umtecido deformado derivado do parênquima e/ou estroma do local injuriado.
Regeneração - Compreende o processo onde o tecido lesado é reposto por células da mesma origem daquelas que se perderam.Cicatrização - é a substituição do tecido lesado por tecido conjuntivo fibroso.
4 Exemplifique células lábeis, estáveis e permanentes.
R: As lábeis são aquelas que continuam a se multiplicar durante a vidatoda (células epiteliais, hematopoiéticas e linfóides). As estáveis normalmente não se dividem, contudo têm a capacidade de proliferar quando estimuladas (são as células das glândulas como: fígado,pâncreas, salivares, endócrinas e as células derivadas do mesênquima como fibroblastos, osteoblastos). As permanentes são aquelas que perderam totalmente a capacidade de se dividir, como as células dosistema nervoso central e músculo.
5 Quais as diferenças entre cicatrização por 1º e 2º intenção.
R: Também chamada de união primária, tem importância principalmente em cirurgia e em ferimentos. É otipo mais simples de reparação que pode ocorrer. Também chamada de união secundária, ocorre quando a área lesada é mais extensa e os bordos não podem ser coaptados por sutura, como por exemplo emúlceras, abcessos ou então devido a contaminação de uma incisão cirúrgica. O processo básico é o mesmo que na união primária, diferindo apenas por ser a área lesada maior e ter grande quantidade deexsudato inflamatório e restos necrosados.
6 Quais são os sinais cardinais da inflamação
R: rubor, calor, tumor , dor e perda da função
7 Como é dividida a inflamação
R: aguda e