Infecções Virais
Na tabela de evolução da doença, as infecções virais aparecem no início na fase de impregnação, mas podem causar degeneração e inclusive desdiferenciação em um período de tempo relativamente curto. Além da própria infecção viral, frequentemente sua observam complicações. Estas podem ser para infecções bacterianas, mas também outras complicações mais graves que se denominam síndrome pós viral (como nas infecções pelo VEB).
A medicina convencional tem poucas respostas para tratar as infecções virais habituais, e está mais avançada para inibir as infecções virais graves (p. ex. o tratamento tríplice da AIDS). Isto sugere para o médico generalista que as infecções virais habituais só possam ser abordadas do ponto de vista sintomático, reduzindo a febre e controlando inflamação.2
© IAH 2009 2
Vírus
•“Vírus” procede do latim e significa veneno. É a homotoxina exógena intra-celular mais habitual
• Pequena entidade genética dentro de uma coberta proteica ou cápsula • Não se considera uma unidade ou entidade viva
Um vírus é uma partícula microscópica extremamente pequena que, para reproduzir se, infecta em determinadas células do organismo vivo. Os vírus só podem se replicar infectado células e, conseqüentemente, não podem se reproduzir por si só como as bactérias. Os vírus constam principalmente de material genético encapsulado em um recipiente protéico chamado cápsula.
Dependendo do tipo, são capazes de infectar uma ampla variedade de organismos: tanto eucariotas (animais, leveduras, fungos e plantas) como procariotas (bactérias).
A palavra vírus